Todo o Centro aqui tão perto.

A A17, Autoestrada do Litoral Centro serve uma região de forte potencial turístico.

Praias de areia branca, desportos aquáticos, florestas seculares, mosteiros, conventos, castelos, igrejas e museus. Terras de reis e de rainhas, de lendas e de mistérios.

Através da A17 poderá viajar até três locais classificados como Património Mundial da Unesco: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e Universidade de Coimbra, e também poderá usufruir de cerca de 300 km de costa atlântica, com muitas praias pouco exploradas pelo turismo de massas. Deixe-se deslumbrar por tudo aquilo que esta região tem para lhe oferecer.

Leiria

Ao som dos murmúrios do rio Lis, Leiria abre a sua sala de visitas, desde a Baixa ao Castelo, para um passeio agradável e cheio de história.
Terra de uma gastronomia variada e de reconhecidas tradições, é um concelho historicamente rico, conforme testemunham o Castelo e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.

Se aprecia praia e campo, há uma oferta irresistível para si: ao longo do Pinhal de Leiria, entre a Praia do Pedrógão e São Pedro de Moel, encontra cerca de 20 quilómetros de praias, algumas delas quase desertas, em que as dunas se misturam com o pinhal circundante.

Se este for o seu destino, saiba que Leiria fica perto das históricas cidades de Ourém, Fátima, Pombal e Coimbra.

Marinha Grande

A Marinha Grande é tradicionalmente reconhecida pela sua Indústria vidreira que conta já com mais de 250 anos de existência. Nesse âmbito foi inaugurado, em 1998, o Museu do Vidro, instalado no Palácio Stephens, edifício de inspiração neoclássica, construído na segunda metade do século XVIII. Trata-se do único museu especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e indústria vidreira em Portugal.

Fonte: Programa Museológico do Museu do Vidro – 2006/2007 e portugaltravel.pt

Monte Real

Monte Real é um local onde o passado e o presente se misturam. No alto da vila existe uma colina dolomítica, sendo que foi aí que o Rei D. Dinis e sua esposa Rainha Santa Isabel permaneceram, aquando da plantação do Pinhal de Leiria e das obras de enxugo dos Campos do Ulmar. Monte Real é ainda sobejamente conhecido pelas suas Termas. Inseridas no Pinhal de Leiria são a estância indicada para quem pretende aliar a um período de cura e repouso, o lazer e o turismo cultural.

Figueira da Foz

A Praia da Claridade ou do Relógio, como também lhe chamam, continua a ser uma das mais vastas do país mantendo-se como imagem postal da cidade da Figueira da Foz. São metros e metros de uma areia tão branca e fina que, com o reflexo do sol, ganham uma claridade única, o que acabou por lhe dar o nome. É a praia urbana mais larga da Europa com equipamentos lúdicos e desportivos e é ela que nos acolhe quando chegamos à Figueira da Foz, enquadrando de forma perfeita toda a marginal da cidade.

A Figueira da Foz é um dos centros turísticos mais importantes do país, com o Casino mais antigo de toda a Peninsular Ibérica, e o único na região centro, sendo ainda de destacar a sua animada vida noturna.

Quiaios

Quiaios é mais conhecida pela sua vasta praia. Inserida numa paisagem que combina uma vasta vegetação com uma enorme extensão de areal, a Praia de Quiaios é muito procurada por surfistas, dadas as condições propícias à prática da modalidade e, em simultâneo, devido ao grande areal, também procurado para a prática de nudismo pela existência de zonas mais recônditas nas dunas.

A perfeita harmonia da praia de Quiaios, com o seu longo passadiço de madeira a percorrer as dunas da praia ligando-a às infraestruturas que servem os banhistas e com a serra da Boa Viagem, tornam este local único e digno de uma visita.

Mira

Os indícios de vestígios antigos da vida humana no Concelho de Mira remontam a eras antiquíssimas. Da época romana foram encontrados alguns materiais de construção, nomeadamente “tegulae” (telhas) e cerâmica doméstica. No período muçulmano, esta região terá sido palco de guerras entre cristãos e árabes quando estes dominaram Coimbra e as zonas envolventes.

É de salientar a extensa pista ciclo-pedonal do concelho. A sua construção teve início em 2000, sendo que esta infraestrutura recebeu inclusive uma menção honrosa na área do ambiente. Atualmente, conta com uma extensão total de cerca de 28 km, que passam por zonas agrícolas, lagunares (Barrinha e Lagoa de Mira), cursos de água, sapais, matagais, florestas, dunas, praias e habitats característicos deste concelho.

Mira conta ainda com seis percursos pedestres de interpretação do património. Encontram-se inseridos em caminhos tradicionais e, em parte, associados à pista ciclo-pedonal. São uma forma excecional de contacto com o meio rural natural e promovem uma interação próxima com o ambiente e com os aspetos culturais deste território, fomentando o desenvolvimento sustentável e a conservação do património.

Aveiro

Veneza portuguesa, rainha da Arte Nova, terra dos ovos moles. Os lugares-comuns são muitos quando falamos de Aveiro mas há tanto mais para descobrir. E pode fazê-lo a pé ou numa viagem de moliceiro! Vale a pena calcorrear as ruas junto à ria e misturar-se na azáfama do comércio tradicional. E para conhecer mais a fundo a cidade, pode sempre visitar o museu instalado no Convento de Jesus.

Está no sítio certo para se entregar aos prazeres da comida. Dê um salto à Costa Nova e delicie-se com o marisco e o peixe, fresquinhos, fresquinhos. E para terminar, ovos moles, claro.